terça-feira, 29 de março de 2011

Maças Assadas no Forno

O Luigi adora Maças assadas no forno. Está sempre a pedir. É muito simples de fazer e normalmente aproveito para fazer maçãs assadas quando faço outra coisa no forno, faço as duas coisas em simultâneo... Fica aqui a sugestão.


Ingredientes
Maças Amarelas ou Reinetas (são mais acidas)
Licor Beirão q.b.
Açúcar q.b.

Lave as maças muito bem e retire o pedúnculo da maçã. Disponha-as num tabuleiro ou pirex. Coloque um pouco de açúcar e Licor Beirão cima de cada uma. Leve ao Forno a 200ºC .

Bom Apetite!

sábado, 26 de março de 2011

Folhadinhos Mistos

Adoro tudo o que leva massa folhada.... e claro, gosto imenso de Folhados mistos. Deixo aqui a receita, que não tem nada que saber, é facil e rápida, e dá para desenrascar se for preciso ou simplesmente porque sim... hehe. Foi o que me aconteceu ontem, quando confecionei estes folhadinhos para o lanche, que ficaram deliciosos...  


Ingredientes
1 Rolo Rectangular de Massa Folhada Fresca (usei a do Lidl)
Fiambre
Queijo Fatiado
1 Gema de Ovo

Estenda a massa folhada na bancada. Corte rectângulos com cerca de 10cmX12cm.
Um rolo de massa folhada deu para fazer 8 Folhadinhos aproveitando as sobras. 
Por cima dos rectângulos disponha o fiambre e o queijo fatiado. Pincele em volta com a gema batida e dobre sobre o recheio. Coloque os folhadinhos num tabuleiro, sob uma folha de papel vegetal e pincele com a restante gema.
Leve ao forno durante cerca de 30 minutos a 200ºC.

Bom Apetite!


sexta-feira, 25 de março de 2011

Pão Doce de Cenoura, Maçã e Passas

O Luigi está fã da Máquina de Fazer Pão! Noutro dia cheguei a casa depois de um dia de trabalho, e qual não foi o meu espanto, ele tinha na mesa um pão quentinho acabado de fazer!! Ah! ...e mais um sumo de laranja natural fresquinho.

Então, o Luigi fez assim:

Ingredientes
500gr. de Farinha Vitale da Nacional
100gr. de Farinha Trigo 55
200ml de Água morna
200ml de Leite
1 Cenoura ralada
1 Maçã ralada
30gr de Passas
1 Colher de sopa de Açúcar Amarelo
Canela q.b.

Colocar dentro da Cuba da Máquina de fazer Pão a água e o leite mornos, depois juntar as farinhas, o açúcar e a canela. Seleccionar o Programa 1 ou normal, peso 750gr, cor média. Ao fim de algum tempo a amassar e após o sinal sonoro acrescentar a cenoura, a maçã e as passas. Deixar prosseguir o programa.
O pão estará pronto ao fim de aproximadamente 3 horas.

E estava mesmo muito bom!

Boa Luigi!
Fico à espera de mais iniciativas do género hehe

segunda-feira, 21 de março de 2011

Pizza de Carne e Alheira

... um resto de carne picada cozinhada + um resto de uma alheira + uma base de pizza no congelador a precisar de se gastar
 =
uma Pizza de Carne e Alheira


A base já estáva feita e congelada, foi só esticar com o rolo e colocar no tabuleiro. No entanto, repito aqui a receita para a base que usei.

Ingredientes para a Base
300gr. de Farinha Nacional Pão Caseiro
150ml de Água morna
1 colher de chá de Sal
1/8 de um cubo de Fermento de Padeiro( de 25gr.)

Aquecer a água no micro-ondas até ficar morna.

Dissolver o fermento num pouco de água e juntar o sal. Juntar o preparado à farinha, e acrescentar a restante água. Amassar bem a massa até se formar uma bola homogénea. Deixar a massa repousar durante 30/40 minutos, coberta por um pano.
Ao fim desse tempo, coloque a massa na bancada polvilhada previamente por farinha e estenda-a com um rolo de cozinha.
Coloque a massa num tabuleiro polvilhado com farinha.

Recheio
100gr. de Polpa de Tomate
Carne picada q.b (utilizei um resto de carne que usei na Bolonhesa)
1/2 Alheira
1 Cebola Pequena
1 Dente de Alho
Azeite
Pimenta
2 Fatias de Queijo Fatiado cortado em pedaços
Queijo Ralado q.b.

Num tacho refogue com um pouco de azeite a cebola e o dente de alho picados. Adicione a polpa de tomate e a pimenta, e deixe refogar um pouco, junte a carne.
Espalhe o preparado com a carne na base da Pizza e adicione os restantes ingredientes: a alheira (depois de retirar a pele e de desfeita) e o queijo fatiado. Coloque o queijo ralado por cima em abundância e um fio de azeite.

Leve a Pizza ao forno pré-aquecido a 200º. Retire quando estiver corada (15/20 minutos aprox.)

Bom Apetite!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Bolinhos de Canela

Já há muito tempo que andava para fazer estes Bolinhos de Canela... A verdade é que esta receita se encontra largamente divulgada pela Blogosfera não sendo novidade para ninguém, é dificil dizer quem é o seu autor...
Feitos à hora do lanche foram muito apreciados por todos cá em casa!

A receita è muito simples, apenas reduzi ligeiramente o açúcar e a margarina relativamente à original, mas ficaram óptimos na mesma! A receita dá para fazer 25 bolinhos aproximadamente.


Ingredientes:
300g de Farinha
100g de Margarina (derretida)
90gr de Açúcar
1 Ovo
Canela em pó q.b.

Numa tigela misture o açúcar com a margarina e o ovo. Junte a farinha aos poucos. Amasse bem até obter uma massa homogénea e que se descole da tigela.

Faça pequenas bolinhas de massa com as mãos, passe-as por canela e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal e ligeiramente untado e polvilhado.

Leve ao forno a 180ºC / 200ºC por mais ou menos 25 minutos, até alourarem e abrirem ligeiramente. Quando retirar do forno devem estar ainda fofos ao toque, porque depois de frios ficam mais duros.

Deliciosos!!


quinta-feira, 17 de março de 2011

Polvo à Lagareiro

Tinha na arca um polvo a precisar de ser cozinhado. Desta vez, resolvi fugir ao polvo cozido com batatas, ovo e maionese, que gosto bastante por sinal, e experimentei o Polvo à Lagareiro. Ficou uma maravilha. O Luigi ja pediu para repetir! hehe

Ingredientes
1 Polvo 1,5kg
Batatas pequenas q.b.
2 Cebolas
4 Dentes de Alho
2 Folhas de Louro
Sal, Pimenta e Coentros moídos
Salsa
Azeite

Coloque o polvo na panela de pressão e junte uma cebola cortada ao meio, uma folha de louro, um dente de alho e sal. Deixe cozer por 15/20 minutos.

Lave as batatas com a casca muito bem e coloque-as num tabuleiro temperadas com sal. Leve ao forno a 200ºC  por +/- 30 minutos. Verifique a cozedura, retire-as e esmurre-as, ainda quentes.

Depois de o polvo cozido, corte-o em pedaços grandes e junte ao tabuleiro com as batatas. Adicione a folha de louro, a cebola e os dentes de alho picados, os coentros moídos e a pimenta, e coloque por cima do polvo. Regue com bastante azeite, e leve ao forno por aproximadamente 10 minutos.
Coloque salsa por cima.
Sirva acompanhado com salada.

terça-feira, 15 de março de 2011

Creme de Couve-Flor

    ~
Ingredientes
1 Couve-Flor pequena
1/2 Alho francês 
2 Courgettes
1 Cebola
1 colher (sopa) de Farinha
1/2 chávena de leite
1/2 cubo de Caldo de Galinha
Sal e Pimenta branca q.b.
Coutons  ou Queijo ralado q.b. (opcional)

Numa panela refogar a cebola e os dentes de alho picados. Adicione os courgettes, a couve-flor e o alho francês cortados em pedaços. Junte a farinha mas com cuidado para não deixar queimar. Junte a àgua até cobrir os legumes e o 1/2 caldo de galinha. Tempere com sal e a pimenta branca.
No fim de os legumes cozidos, reduza a puré com a varinha mágica. Adicione o leite aos poucos e deixe cozinhar em lume brando até ficar cremoso. Rectifique os temperos.

Sugestão
Acompanhe com Coutons de Azeite e Alho ou Queijo ralado

domingo, 13 de março de 2011

Borrego Guisado com Castanhas

Confesso que dantes não apreciava Borrego... Uma carne de aroma forte e intenso. Mas como o Luigi adora, começei a provar e a gostar cada vez mais! Um belo Borrego Guisado, é optimo :) Fica aqui a receita do meu. Experimentem :)   



Ingredientes para 4 pessoas:
1kg de Carne de Borrego
1 Cebola média
3 Dentes de Alho
2 Tomates grandes
150ml de Polpa de Tomate
2dl de Vinho Branco
2 Folhas de Louro
1 Colher (sopa) de Massa Pimentão
Salsa
Sal e Pimenta q.b.
Azeite
Castanhas congeladas q.b.

Tempere o borrego com sal, pimenta, massa de pimentão, folhas de louro e vinho branco. Deixe marinar pelo menos 2 horas.

Faça um refogado com a cebola, os dentes de alho picados e a folha de louro. Adicione os tomates e a polpa de tomate. Junte os bocados de borrego escorridos e deixe refogar um pouco. Adicione a marinada  e rectifique os temperos.
Deixe cozer em lume brando, mexendo de vez em quando. Caso considere necessário adicione água morna ao refogado para não fique sem molho. Quando estiver quase pronto junte as castanhas.

Sugestão
Acompanhe com batatas ervilhas cozidas.

Bom Apetite!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Crepes Simples & Sugestões

Ora aqui fica a minha Receita para Crepes... Adoro um crepe acabado de fazer bem recheado ... que delicia!



Ingredientes
150gr. de Farinha
250ml de Leite
3 Ovos
1 Colher (sopa) Açúcar
1 pitada de sal

Comece por bater os ovos com o sal. Junte o açúcar, a farinha e o leite aos poucos e continue a bater até obter uma massa homogénea. Depois deixe a massa descansar por 15/30 minutos.

Aqueça uma frigideira anti-aderente e untea com auxilio de um papel de cozinha embebido em óleo.
Retire a frigideira do lume e despeje rapidamente uma concha (mal cheia) de massa, inclinando a frigideira em todas as direcções de modo que a massa seja distribuída de forma homogénea (o crepe deve ficar fininho!). Coloque novamente a frigideira no lume  médio, e quando o crepe estiver dourado vire-o com auxilio de uma espátula.
Volte a repetir o processo para a restante massa.

Bon Appetit!

Sugestões

Acompanhe o Crepe com 1 bola de gelado ou barre-o com Nutella ou uma compota a gosto (usei doce Gila na foto), dobre em triângulo e polvilhe com canela e açúcar em pó.

terça-feira, 8 de março de 2011

Bacalhau à Gomes de Sá

Sabia que... «os primeiros registos relacionados com o fabrico e tratamento do bacalhau remotam o século IX e na região da Islândia e Noruega. Coube ao guerreiros Vikings a glória de serem os pioneiros da descoberta do bacalhau.» in O grande livro das Receitas de Bacalhau.



O Bacalhau é sempre bem vindo nesta casa. Desta vez coloco aqui no blog o tradicional Bacalhau à Gomes de Sá.

Ingredientes
800gr. de Batatas
4 Postas de Bacalhau
1 Cebola
2 Dentes de Alho
1 Raminho de salsa
2 Ovos
Azeitonas
Sal e Pimenta q.b.

Escalde as postas de bacalhau, retire as espinhas e a pele e desfie o bacalhau.
Coza os ovos e as batatas com a pele, depois descasque-as e corte-as em rodelas. Reserve.

Refogue a cebola cortada às rodelas e os dentes de alho picados. Quando a cebola estiver alourada junte o bacalhau desfiado e as batatas às rodelas. Tempere com sal e pimenta.
Coloque o bacalhau e as batatas num tabuleiro e leve ao forno a alourar.

Decore com os ovos cozidos às rodelas e azeitonas.

Bom Apetite!

Claras de Castelo Firmes e Brilhantes

Foto do Google

O melhor truque para conseguir que as claras batidas em castelo fiquem firmes é adicionar um pouco de sal . 
Para que fiquem brilhantes, adicione-lhe umas gotinhas de sumo de limão.

domingo, 6 de março de 2011

Creme de Maçãs Merengado

Noutro dia enquanto desfolhava uma Teleculinária Gold (n.º 59), gostei de uma receita que vi que levava maçãs. Logo eu que adoro receitas com maçãs, decidi de imediato que tinha de a experimentar...

Creme de Maçãs Merengado uma receita simples e saborosa. Ficou aprovada!
Aqui fica a receita com algumas alterações e um corte grande de açúcar relativamente à original.

Ingredientes:
5 Maçãs
1 Colher (sopa) de Licor Beirão ou de Vinho do Porto
3 Colheres (sopa) de Água
1/ 2 Limão (raspa e sumo)
Canela q.b.
30gr. de Açúcar + 2 Colheres (sopa) Açúcar
1 Lata de Leite Condensado
4 Ovos
Bolachas Maria q.b.
Café para demolhar

Descasque as maçãs, corte-as em meias luas fininhas e coloque-as num tacho. Junte 30gr. de açúcar, o Licor Beirão, a água, a raspa e o sumo de limão e a canela a gosto. Tape e leve ao lume, deixe cozer mexendo de vez em quando até a maçã ficar quase desfeita. Retire e deixe arrefecer um pouco.
Junte o leite condensado e as gemas à maçã. Leve novamente ao lume mexendo sempre até engrossar ligeiramente.
Passe metade das bolachas por café e disponha-as num fundo de uma travessa. Junte o preparado de maça, alise e cubra com outra camada de bolachas.
Bata as claras em castelo bem firmes, junte as 2 colheres (sopa) de açúcar aos poucos e coloque-as por cima das bolachas.

Ligue o forno a 200ºC. Leve o preparado ao forno até alourar.

Pode ser comido quente ou frio (preferimos frio)

Sugestão
Use, se desejar, um saco de pasteleiro para dispor as claras batidas de forma a fazer um efeito decorativo mais bonito (não usei nesta receita)

sexta-feira, 4 de março de 2011

Sopa de Agrião


... mais uma sopinha cá de casa: Sopa de Agrião

Ingredientes
Agrião q.b.
2 Courgettes
Batata (opcional - não usei)
2 Cenouras
1 Cebola Média
2 Dentes de Alho
1/2 Alho Francês
1/2 Caldo de Legumes
Massa de Cotovelinhos
Azeite
Sal e Pimenta q.b.

Numa panela coloque os legumes cortados em pedaços: os courgettes, as cenouras, a cebola, os dentes de alho e o alho francês. Cubra com água. Adicione o 1/2 caldo de legumes, o sal e a pimenta a gosto. Deixe os legumes cozerem, no fim de cozidos triture-os com a varinha mágica. Adicione água morna se achar a sopa muito espessa.
Junte os agriões cortados em pedaços pequenos depois de bem lavados e massa de cotovelinos. Adicone um fio de azeite.
Tenha o  cuidado de mexer frequentemente para não pegar até a massa estar cozida.

Bom Apetite!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Penne com Frango e Camarão Gratinado no Forno


Certamente uma das minhas receitas favoritas! Adoro, adoro adoro... e tão fácil de fazer :)

Ingredientes
1 Embalagem de Penne (500gr)
12 Camarões
Frango desfiado (ou Perú) q.b.
1 Cebola média
2 Dentes de Alho
Bacon q.b.
Bróculos cortados em pequenos pedaços
1 Lata de Cogumelos Laminados
1 Pacote de 200ml de Bechamel (se preferirem, fica melhor se usem um pacote de 500ml, mas eu corto sempre no Béchamel)
Queijo Mozarella q.b.
Azeite
Sal, Nóz Moscada e Pimenta q.b.

Colocar a massa Penne em água a ferver, temperar com sal e um fio de azeite. Quando estiver quase cozida juntar os bróculos em pedaços (não usei pq não tinha) e os camarões. Espere uns minutos e apague o lume. Retire os camarões com uma escumadeira e descasque-os quando estiverem frios. Reserve a massa escorrida.

Num tacho refogar a cebola e os dentes de alho picados. Juntar o bacon em pedaços, esperar uns breves minutos. Adicionar os cogumelos, o frango desfiado, e posteriormente os camarões (descascados) e deixar refogar mais um pouco. Juntar a massa penne ao frango e adicionar 2/3 do molho Béchamel, mexer em lume brando.
Colocar o frango e a massa num pirex e deitar por cima o restante molho Béchamel. Juntar queijo Mozarella ralado a gosto.
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC na função gratinar durante 10/15 minutos.

Delicioso!